CURSO NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS

O MOMENTO EXIGE NOVAS HABILIDADES

Vivemos um momento de grande sensibilidade no Brasil e no mundo. Os desastres socioambientais vivenciados no Brasil têm colocado a temática mais em evidência, mas o verdadeiro diálogo tem se tornado difícil e raro, a criatividade nos abandonou e temos tido dificuldades de transformar nossos conflitos. A sociedade cobra respostas mais contundentes.

Como lidar com os conflitos, encará-los de forma propositiva, enfrentar suas vertentes com menor desgaste empresarial e menor sofrimento emocional, intelectual e físico é o que vamos trabalhar em 3 dias de curso.

Além disso, vamos tratar de negociação com órgãos públicos, MP, questões fundiárias, ambientais e relacionamento com comunidades. O curso ainda terá simulações e estudos de caso para a consolidação do conhecimento.

NADA PODE SER TÃO SIMPLES EM SUA DEFINIÇÃO E TÃO EXTENSO EM SEU SENTIDO COMO ENTENDER A MEDIAÇÃO COMO CAMINHO E OLHAR!

Entender a estrutura dos conflitos e as técnicas de mediação e negociação trazem um novo olhar e uma nova forma de conduzir as relações dentro e fora das empresas pois possibilita o destravamento de relacionamentos, facilita e enriquece o diálogo e possibilita a criação de novas formas de transformar e solucionar conflitos. O estudo aprofundado dos conflitos e dos princípios e técnicas da mediação oferecem a resposta que tanto buscam os profissionais:

Como manter o relacionamento positivo quando a mensagem é difícil?

Os profissionais desenvolverão capacidade de:

  • diagnosticar corretamente os interesses e necessidades das partes de forma a facilitar o processo de negociação;

     

  • saber a forma correta de transmitir as mensagens de forma a manter o relacionamento positivo com qualquer pessoa interessada;

     

  • aplicar técnicas de comunicação específicas para processos conflituosos, tais como: escuta ativa, parafraseamento, ressignificação, comunicação não violenta, preparação para participação de reuniões e técnicas para reuniões com comunidades;

     

  • desenvolver competências socioemocionais que possibilitem o reconhecimento e o tratamento das emoções presentes no conflito de forma a atender as demandas da atividade profissional, do profissional e do outro;

  • compreender a complexidade dos conflitos socioambientais e de múltiplas partes.
Para mais detalhes, solicite a ementa do curso por e-mail: anne@girassolsolucoes.com.br ou junia@girassolsolucoes.com.br

SOBRE ANNEMARIE RICHTER

Relações Públicas, Mestre em Mediação e Resolução de Conflitos pela Universidade Iberoamericana e Conciliadora da Justiça Federal -TRF1, atua há mais de 15 anos estabelecendo relacionamentos entre empresas e comunidades.

É responsável técnica por diagnósticos e análises de risco social, programas de relacionamento com comunidades, políticas de acesso à terra – incluindo programas de reassentamento de populações – , participação estratégica em audiências públicas, mapeamento e gerenciamento de stakeholders, gestão de crises e elaboração de programas e projetos de comunicação e sustentabilidade para empresas como AngloGold Ashanti, Usiminas, Nexa Resources, BH Airport, InterCement, LeaGold, DNIT dentre outros.

UM CONFLITO É COMPOSTO DE (11)

DEPOIMENTOS

"A palavra que melhor descreve os ensinamentos e experiências trocadas nos eventos em que participei é Gratidão! É singular e ímpar poder compartilhar de tanta informação bem estruturada e repassada com tanta clareza e autoridade! Recomendo aos grandes entendedores de conflitos no âmbito pessoal, social, cultural e moral a experiência de vivenciar essa troca de saberes!"​
GISELE BARBOSA
EX-ALUNA
"Aprendemos a importância de pensar mais, refletir mais, escutar mais e com simples atitudes podemos ser melhores uns com os outros. O curso evidencia a importância de nós, seres humanos, sermos respeitados, valorizados e reconhecidos. A prática dos ensinamentos, seja no trabalho, na vida profissional e familiar nos leva a ter mais atenção com nossas atitudes. Parabéns pelo seu trabalho Anne! "
ROSÂNGELA MATTIOLI
SEMAD
"O curso de mediação de conflitos socioambientais nos fornece as bases para buscarmos a efetivação dos princípios da gestão de recursos hídricos, que preza pela participação, descentralização e compartilhamento. As dificuldades sempre existirão, mas o curso de mediação de conflitos me proporcionou um olhar para novos caminhos - que podem continuar tortuosos - mas que facilitam a chegada a um ponto de encontro. "
ADRIANA CARVALHO
CBH RIO DAS VELHAS